
Essa semana nao esta sendo das mas faceis, mas faz parte... Minha gente, trabalhar com visitante nao e facil!! Por favor amigos, eu imploro do fundo do meu coracao: vamos todos aprender a ser viajantes e nao turistas!!
Algumas diferencas basicas no meu entendimento:
- o viajante se integra na cultura, experimenta, olha para tudo com um olhar puro e de encantamento, aberto a cada nova coisa que possa aparecer. O turista chega comparando, querendo que aquele lugar seja do seu jeito e nao do jeito que e, nao experimenta o novo, olha com o olhar de julgamento e tem sempre um comentario comparativo (brasileiros geralmente com as maravilhas do Brasil).
- o viajante fica em um lugar o tempo necessario para realmente vivenciar este lugar, o turista fica o tempo preciso para "ver" e logo vai "ver" outro lugar pq o que conta e a quantidade de lugares que "viu" (mesmo sem ter vivenciado nenhum deles).
- o viajante tira uma foto simbolica, que representa a essencia do que ele viveu, o turista tira 8983285773465 de fotos para tentar capturar A MELHOR IMAGEM sem nem mesmo saber o que aquilo significa.
- o viajante leva o lugar em seu coracao e com certeza impacta tb aquele lugar onde esteve, o turista leva o lugar apenas em sua maquina de fotos...
No fundo acho que em todo o momento nossa atitude deveria ser de viajante e nao de turista, pq afinal de contas toda a vida por aqui é uma viagem...
Lembrei da musica Encontros e Despedidas...
Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero
Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida
saudades saudades saudades
2 comments:
Pois Amiga!! Também nao entendo isso, estava em Fortaleza queria voltar p/ SP, mas agora estou em SP e quero ir morar em Salvador e mais tarde na India.
Eu entendo que somos pessoas que não nos acostumamos com a rotina...
precisamos estar em constante mudanças pois temos sede de conhecimento, sabedoria e essa interatividade cultural de uma certa forma proporciona isso.
Bjks!!!!!!
Oi Mari, vi que nao apareceu meu nome no comentário.
é a Katia da J&J, bjs
Post a Comment