Tuesday, July 07, 2009

Sobre casamentos e funerais

"Tenho chorado mais por causa de casamento do que por causa de funeral". Estava sainda do velorio de meu tio e este pensamento me veio a mente...Para ser bem honesta, por mais verdadeiro que ele pudesse ser me assustei: como posso pensar isso? Teoricamente um é triste e o outro é feliz, um termina um ciclo o outro inicia... Porém, a explicaçao veio no simples fato de que, a qualquer um desses eventos estao atreladas emoçoes e historias que nem sempre seguem a logica cartesiana do simbolismo desses dois acontecimentos. Assim como em muitas outras coisas em nossa vida, tentamos "categorizar" as reaçoes que elas devem nos provocar. E pior, esquecemos que existe um leque de diversidade no proprio mundo que seria suficiente para quebrar nossas crenças em essas situaçoes, como por exemplo, na India, o dia do funeral é tao feliz como o dia do casamento (ou ate mais), com musica, jantar e tudo mais, celebrando a dadiva da existencia e a passagem a um novo momento!

Apesar de achar lindo o ritual indiano,devo admitir que sempre tive medo da morte (do casamento um pouco menos :-) !), inclusive, em uma conversa recente, numa dessas respostas que saem de susto respondi: digo tanto a minha mae que a amo pois se alguma de nos morre nao quero ter a sensaçao de nao ter falado tudo o que poderia (talvez essa seja a razao pela qual eu falo tanto, nao so com a minha mae mas com todo mundo!!rsrs). Tenho tentando olhar para esse meu medo e entender, e o primeiro que me vem a mente é o apego, pois finalmente o que esta por tras é o desejo de ter aquela pessoa ali comigo, para sempre (embora eu ja saiba que o para sempre sempre acaba...). Tem tb o desconhecimento, isso porque, até hoje tive poucas pessoas proximas que partiram (hoje foi a segunda) e em todas elas sinto que consigo entender claramente o motivo. E o mais engraçado é que racionalmente é tao claro para mim que a unica certeza que temos qdo nascemos é de que algum dia vamos morrer!

E ai vem outro dos grandes questionamentos que passam pela minha cabeça nesse momento: As certezas!! Tenho me dado conta de como sou cheia de certezas (a maioria delas nada certas por sinal)!!!!!! Sei que quero aquilo, que gosto disso, que vou fazer isso e por ai vai!! A cada nova mudança, engato uma decisao para "garantir"que as coisas nao saiam do controle e com isso muitas vezes acabo perdendo a chance de sentir o momento e efetivamente me conectar com a incerteza e todas as possibilidades que se abrem com ela. Tem sido um exercicio me dar conta desse movimento e de tentar, na medida do possivel, nao controlar (o que paradoxicalmente de novo, é uma forma de controle). Sentir mais e pensar menos, aceitar as frustraçoes, esperar menos que as coisas sejam do meu jeito, talvez alguma dessas seja a chave... nao sei... neste momento nao quero ter certeza de nada... :-)

Para finalizar, todo esse negocio de olhar para a morte só reforça minha crença de que devemos viver a vida da melhor maneira possivel, sem julgar, nos aceitando com nossas imperfeiçoes, errando e aprendendo dos erros, nos abrindo para cada maravilha cotidiana e realizando nossos sonhos, porque, pelo menos essa vida, neste corpo, é unica!!! (sigo com minhas inseguranças, ansiedades, medos... porém acredito que, como disse meu terapeuta, a Fera só se transformou para a Bela em algo magico qdo ela efetivamente aceitou verdadeiramente sua condiçao de Fera e a acolheu!!)

1 comment:

Hiriss said...

Encantador o teu raciocinio logico sobre a vida.
Beijsoq uerida
Hiriss