Monday, July 13, 2009

Eita vida, eita vida de cao, a gente ri, a gente chora, a gente abre o coraçao!!!


" Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim". Tenho usado muito essa frase do Sartre para refletir as coisas que vem me acontecendo ultimamente. Este tem sido um período muito intenso da minha vida (retorno de saturno vindo com tudo!) cheio de altos e baixos, e até o fato de nao gostar de cachorro passou a ser algo revisto e questionado! Nestes momentos muito turbulentos, acaba sendo mais facil, em alguns momentos, colocar a culpa nos outros e nao na gente, assumindo um papel de vitima e perdendo a oportunidade de aprender com cada nova experiencia. Tem sido um exercicio constante olhar com cuidado para cada situaçao, deixar o sentimento, mesmo que dolorido, crescer internamente e poder agradecer a oportunidade de estar vivenciando aquilo. E parece que, quanto mais abertos estamos para essa experiencia mais intensos sao os aprendizados.

Nesse caminho de rever conceitos, tenho me deparado com todos meus medos, inseguranças, crenças antigas... e tenho me dado conta que efetivamente devemos começar a romper com todos aqueles "pré-conceitos", inclusive aqueles que parecem menores e sem importancia. Me reconhecer ignorante tem se revelado a melhor maneira (mas também muito doída) de recomeçar... (alguem me disse uma vez que crescer dói, e nao é que dói mesmo? :-) !)

Vou contar um insight relacionado ao fato de que eu nao gosto (ou nao gostava) de cachorro e que reflete um pouco tudo isso. Por mais que sempre tenha tentado uma aproximaçao, aquele sentimento de nao ter a menor ideia do que passa na cabeça de um cachorro qdo ele te olha simplesmente me apavorava! Engraçado pensar isso né? Como alguem se questiona o que passa na cabeça de um cachorro? (to me trabalhando para deixar de lado essa minha vontade de entender tudo, mas é um processo bem dificil devo admitir...) Percebi finalmente que nao estava nele o medo e sim nas fantasias que eu criava a respeito do que poderia acontecer... Entao esse final de semana uma linda rottweiler me ajudou a começar a rever meus medos e fantasias... E ai me dei conta de que isso se aplica a tudo! Qdo começamos a fantasiar, criar historias, desconectar do presente, acabamos criando um mundo paralelo que nos distancia de quem realmente somos, dos outros e de nossa experiencia nessa vida! (e tudo isso veio de uma simples interaçao com um cachorro!! :-) !!) E percebi que o nao gostar muitas vezes nada mais é do que uma maneira "segura" de esconder o medo. Assumir esse medo, encarar, sentir, é o primeiro passo para começar a aceitar e amar a todas essas coisas que insistimos em jogar para debaixo do tapete e que apenas classificamos com um "nao gosto" ... E isso se aplica a pessoas, sentimentos, situaçoes... (nao consegui pensar se tb se aplica a comida, mas ai prefiro achar que nao pq acho q nunca vou ser capaz de gostar de pimentao!!).

É hora de encarar de frente todos os padroes antigos que nos aprisionam em um ciclo repetitivo e nos afastam de nossa propria verdade e essencia. Acredito profundamente que estamos nessa vida para evoluir e sermos felizes, vivendo intensamente e aproveitando cada oportunidade para crescer. Quero viver minha verdade, ser feliz e escutar minha voz interior, que, como diria o Osho, nao fala por palavras, mas sim na linguagem inarticulada do coraçao.

No comments: