
O espanhol é uma historia lindissima, carregada de psicologia, de um amor de infancia que vai crescendo, cheio de dramas, tragicas aventuras, dolorido e com um fundo emocional carregado, complexo e profundo. Uma historia improvavel que sempre esta a ponto de acontecer mas que acaba nao acontecendo como o esperado. Um final pouco provavel perto do sol da meia noite! (uma caixa de lenços nao é suficiente, mesmo sendo a quinta vez pelo menos que vejo esse filme) Romance lindo de ser visto e tb otimo para refletir, mas nada desejado como modelo de amor eterno!!! (... pelo menos nao conscientemente).
O americano, uma comedia romantica, cheia de cliches, risos garantindos,historias cruzadas. Romances que queremos viver, que nao acontecem até o final, mas que garantem a sensaçao de felicidade com o sempre esperado final feliz! Encontraremos nossa cara metade, apesar de todos (e olha que sao muitos!!) desencontros da vida. Mas nesse filme esse amor nao vem facil nao, todo o tempo as situaçoes comicas nos mostram a triste verdade de reconhecer quando alguem nao esta afim de vc e ponto, nao adianta interpretar os sinais, querer garantir que algo vai acontecer e nao vai! Até que um dia, aquele que fará de vc a exceçao das historias frustrada cruza seu caminho e entao, mesmo com todos os erros e confusoes vcs acabam ficando juntos!
O indiano, um Bollywood tipico, com suas músicas, danças, pares pouco prováveis, cores e histórias fantásticas! O filme mostra o encontro de um cantor sonhador, sensivel e querido por todos com a princesa urbana, cheia de força, que quer romper os padroes culturais, sedutora e ao mesmo tempo misteriosa. O cenário e os personagens sao magicos e a historia é cheia de amor desde o inicio e vai se construindo com seus encontros e desencontros até o final que se consolida com uma grande festa!
Tres histórias, pensadas para provocar em quem assiste a sensaçao de que este amor esta lá fora, esperando para acontecer. Foi bem interessante assistir a estes filmes depois de passar um tempo vivenciando um intensivo de auto-conhecimento, em que a base consiste em desenvolver o auto-amor e a expressao constante da nossa verdade. Tenho pensado muito nisso, e cada vez tenho mais certeza de que, enquanto tentamos encontrar essa sensaçao de amor fora, nos afastamos de encontra-la dentro e ai sim, poder expandir e dividir com esse outro que vem para ser nosso parceiro e compartilhar essa experiencia que é a nossa vida. Tantos pre-conceitos, idealizaçoes, confusoes afetivas, nos afastam (ou pelo menos ME afastam) de poder efetivamente entender e aceitar que cada historia é uma e que devemos nos abrir para o novo. Por isso achei tao interessante ter visto esses 3 filmes, pois, apesar da essencia ser a mesma, cada um explorava um lado diferente e completamente verdadeiro das relaçoes afetivas, rompendo a crença de que existe uma receita de bolo para garantir a felicidade no amor!!
Entre tantas formas hoje nao escolho nem o sofrimento espanhol e nem o amor idealizado americano, fico com a magica do indiano que vem cheio de cor e musica mostrando que se abrir para o novo e valorizar as diferenças faz parte da vida e pode ser cheio de surpresas!!
Para aqueles que ficaram curiosos, ai vao os filmes! Como filme, prefiro o espanhol Os Amantes do Circulo Polar, que para mim é um dos melhores que já vi! Como diversao o americano Ele nao esta tao A Fim de Vc vai mto bem. O indiano Saawariya Apaixonado só recomendo para aqueles que efetivamente consigam olhar para um filme deste genero sem o nosso "oculos", porque se nao pode ser mto chato!! :-)
E para quem ficou curioso (ou pelo menos reparou no titulo) Salaam-e-Ishq significa saudaçoes ao amor e tb é o nome de um filme indiano mto bacana (sim, tem uma musica dele na novela! alias, o melhor da novela é sem duvida a trilha sonora indiana! :-) !)


