Saturday, May 09, 2009

Enquanto planejamos...

Desde sábado tento escrever um texto, acho que essa é a terceira vez que começo, mas parece que agora sim vou conseguir terminar...

Ontem fui meditar e sempre tem uma palestra com a monja responsavel pelo templo, e o tema de ontem veio como a gota d'agua final para toda a reflexao do final de semana: O apego. Já na sexta eu falava da questao de como tenho mil certezas e planos, que finalmente nem acabam por se concretizar. E ela, no domingo, falava justamente isso, que nao so nos apegamos a pessoas, a objetos, se nao tb a fatos e eventos sejam eles passado, presente ou futuro. Por orgulho, por ciumes ou por posse, nos cegamos e criamos uma realidade que satisfaz apenas nosso ego... diferente do amor que quer apenas a felicidade, o apego olha somente para nossa propria satisfaçao...

Fiquei pensando ( e sentindo tb) esse meu desejo por tentar ter certeza das coisas, de controlar, de achar que tudo tem um jeito de ser e se nao é daquele jeito é pq nao esta certo. Quantos julgamentos e crenças estão por tras destes pensamentos, que mais do que ajudar, atrapalham. Lendo uma das historias do meu livro (olha o apego!!rsrs) que acabei e continuo recomendando muitoooo, Yalom falava exatamente disso, um homem tinha tanta certeza do conteudo de 3 cartas que nem sequer as abre, e a partir dai cria toda uma historia fantastica, que finalmente nao passa de uma ilusao conspiratória baseada na sua percepçao da realidade. Uma vez abertas, estas cartas trazem um conteudo completamente diferente, muito mais feliz do que o cenario pessimista criado por ele.

Com tudo isso refleti muito hoje (enquanto tentava trabalhar) do quanto é importante o exercicio de viver o presente, abrir mao das crenças e "verdades" do passado e tentar ao maximo estar conectada comigo... Lendo um livro muito interessante hoje de manha, me deparei com um desenho de duas pessoas se atirando do alto e no fundo tinha um pessoa meditativa e a explicaçao era de que quando nos lançamos no vazio da experiencia nosso interior sabe muito bem para onde ir, se abrindo para a transformaçao, sem exercer nenhum controle...

Acho que no final, tudo tem seu tempo... até mesmo um texto :-)

Bom, e como Jorgito tem tema para TUDO, segue uma musica que fala exatamente de tudo isso:

Inoportuna
Quien no lo sepa ya, lo aprenderá de prisa:
la vida no para,no espera, no avisa.
Tantos planes, tantos planes vueltos espuma
tu, por ejemplo,tan a tiempo y tan inoportuna
Eran más bien los días de arriar las velas.
Toda señal a mi alrededor decía: cautela.
Cuánta estrategia incumplida aquella noche sin luna
tu, por ejemplo,tan bienvenida y tan inoportuna
¿Quien sabe cuándo,cuándo es el momento de decir: ahora?
Si todo alrededor te está gritando:¡Sin demora, sin demora!

1 comment:

Tati - Kin said...

Mari!
Q bom te ler novamente! Fico feliz pq assim mato um pouco da saudade ... e tb teus textos ajudam a refletir um pouco ;-)
Grazie, bella!
Beijos!